Atendidos pela Defensoria de SP apontam pontos fortes e desafios da instituição

Pesquisa da Ouvidoria, que será lançada em 9 de maio, mostra perfil de quem acessa a Defensoria  e suas principais observações sobre o serviço


Mulher, com 43 anos de idade, com escolaridade de, no máximo, Ensino Médio Completo, morando com mais três pessoas. Esse é o retrato médio da pessoa que acessa a Defensoria Pública do Estado de São Paulo nas unidades de atendimento cível, de acordo com Pesquisa realizada no ano de 2012.

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários e Usuárias dos Serviços da Defensoria Pública do Estado de São Paulo foi realizada pela Ouvidoria-Geral da instituição durante o ano de 2012 com uma amostragem de 472 pessoas que acessaram a instituição em quatro unidades voltadas para o atendimento na área cível e de família, distribuídas entre Capital, Interior, Região Metropolitana de São Paulo e Litoral.

Mais do que um levantamento do perfil dos Usuários e Usuárias da Defensoria, a pesquisa teve o intuito de consultar as pessoas sobre seu grau de satisfação com o atendimento na instituição, abordando questões específicas, como infraestrutura física das edificações, clareza na linguagem utilizada pelos servidores públicos e, ainda, sua avaliação sobre os encaminhamentos feitos pela Ouvidoria da instituição. Os resultados parecem indicar algumas diretrizes como a necessidade de esclarecer as pessoas sobre como obter e acompanhar informações sobre andamento dos processos.

O relatório é concluído em um momento estratégico para a Defensoria. Em pleno avanço das discussões sobre a expansão da instituição, com a recente aprovação da criação de algumas centenas de novos cargos de defensores públicos no Estado de São Paulo, a instituição tem promovido diversas atividades para definir os rumos de seu crescimento. Uma pesquisa, feita com rigor metodológico e com base no olhar dos Usuários dos serviços da instituição, é um instrumento extremamente útil e realista para as decisões que serão tomadas nessa fase, para contemplar as necessidades dos cidadãos.

Além disso, é a primeira vez que se levantam dados de opinião dos Usuários da Defensoria paulista fora dos limites da Capital. Esta é a segunda pesquisa promovida pela Ouvidoria-Geral da Defensoria, depois de uma feita em dezembro de 2008 com um universo de cerca de 120 pessoas atendidas na Regional Central da cidade de São Paulo.

 

Lançamento quinta, 9 de maio

O relatório final será apresentado na manhã da próxima quinta-feira, 9 de maio, pela Ouvidora-Geral da Defensoria paulista, Luciana Zaffalon, e pela integrante do Conselho Consultivo da Ouvidoria Maria Tereza Sadek, que traçou as principais diretrizes do estudo com a também acadêmica e conselheira Luciana Gross Cunha. A apresentação será feita no auditório do prédio sede da Defensoria Pública do Estado, na rua Boa Vista, 200.

Antes do lançamento da pesquisa, no mesmo local, será feita a solenidade de posse da nova composição do Conselho Consultivo da Ouvidoria, a partir das 9h30. O evento é aberto ao público e a confirmação de presença pode ser feita por meio do endereço ouvidoria@defensoria.sp.gov.br

 

Sobre a Ouvidoria-Geral da Defensoria

A Ouvidoria-Geral é um importante mecanismo de participação social consagrado desde a criação da Defensoria de São Paulo. Trata-se de um órgão autônomo que se apresenta como um meio para a socie­dade se manifestar e participar de forma ativa da construção e avaliação dos serviços da Defensoria. As manifestações podem ser feitas em forma de elogios, críticas ou sugestões.

Além disso, a Ouvidoria é um inovador órgão de controle externo entre as instituições do Sistema de Justiça. A Ouvidora ou o Ouvidor e os membros do seu Conse­lho Consultivo são escolhidos entre representantes da sociedade civil e têm autonomia e conhecimento para contribuir com a melhoria dos serviços de acesso à justiça, de acordo com as demandas dos cidadãos e cidadãs. Ou seja, são pessoas “de fora” olhando com cuidado e independência para as situações que impactam nos trabalhos da instituição e podem encaminhar propostas criativas e inovadoras. Acesse a página da Ouvidoria-Geral: www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/ouvidoria

 

Serviço

Lançamento da Pesquisa de Satisfação dos Usuários e Usuárias dos Serviços da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Quando: a partir de 10h30
(Das 9h30 às 10h30 – posse do Conselho Consultivo da Ouvidoria)
Onde: Auditório da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
Endereço: Rua Boa Vista, 200, Térreo
Evento aberto ao público, entrada gratuita         

Informações e confirmação de presença: ouvidoria@defensoria.sp.gov.br

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s