Quem somos

O Instituto Práxis de Direitos Humanos surgiu como um desdobramento natural da experiência profissional e militante de seus associados, que desde os bancos acadêmicos, na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, preocuparam-se em cerrar fileira em torno de temas como a defesa dos movimentos sociais, a construção de um pensamento jurídico mais crítico e a consolidação e efetivação dos direitos humanos.

Esse coletivo de estudantes, chamado “Grupo Práxis”, gênese do IPDH, teve destacada participação no movimento estudantil, inaugurando, em sua esfera de atuação, uma nova forma de organização, firmemente baseada na pluralidade de idéias, horizontalidade entre seus membros e transparência em suas ações, conseguindo reunir em seu bojo as mais diversas linhas de pensamento progressistas num todo coeso e engajado.

A criação do IPDH, portanto, traz para um espectro maior de atuação os mesmos princípios norteadores e a mesma energia militante que seus fundadores aplicaram no movimento estudantil, agora à serviço da defesa intransigente dos direitos humanos e com vistas à uma profunda e necessária transformação social.

Os integrantes do IPDH acreditam no direito enquanto um instrumento de militância, assim como acreditam que a prática política deve ser sempre pensada, refletindo uma verdadeira “Práxis”, que, nas palavras do Prof. Adolfo S. Vásquez, “é atividade teórica e prática que transforma a natureza e a sociedade; prática, na medida em que a teoria, como guia da ação, orienta a atividade humana; teórica, na medida em que esta ação é consciente” (Filosofia da práxis .Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1968, p. 117).

Portanto, convidamos todas para acompanhar e participar do Instituto Práxis de Direitos Humanos, que nasceu não para ser mais uma instituição encerrada em seus próprios objetivos, mas uma organização articuladora de lutas e promotora de uma reflexão mais crítica sobre o direito e a sociedade.

Saudações praxistas!

 

Nossa Diretoria:

Marcelo Nunes Seminaldo (Conselheiro)
Rodolfo de Almeida Valente (Tesoureiro)
Verônica dos Santos Sionti (Secretária-Geral)
Paulo Cesar Malvezzi Filho (Presidente)
Natalia Yumi Kajiya (Conselheira)
Rafaela Soares Mourão Souza (Conselheira)
Lucas Costa Santos (Conselheiro)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s